Sobre o Templo

 

Somos um país de muitas etnias e um povo que abraça em sua história todas elas.

Como origem, temos a Kimbanda, um culto africano, e a Quimbanda, um culto tipicamente brasileiro.  Sendo a Quimbanda uma religião de muitas vertentes assim como o país que a acolhe.

Como todo culto e religião de matriz africana, possui a característica de ter seus ensinamentos e segredos passados pela oralidade, pouco se escreve de forma verdadeira sobre seus ritos e história. Possui como principal característica um afastamento de conceitos cristãos.

Ainda existe muita confusão a respeito da Quimbanda, devido aos anos e anos de incompreensão, seja pela falta de conhecimento, seja em virtude de elementos inescrupulosos que a usam para benefício próprio e para satisfazer seu ego.

Juntando a esse cenário, temos um sincretismo mal feito com a doutrina católica, e outras religiões espíritas, que originou uma visão deturpada que ainda hoje as pessoas tem em relação à exu e pomba-gira de quimbanda.

É preciso deixar claro que os exus e pomba-giras da Quimbanda não são iguais ao “diabo” da doutrina cristã. Esse sincretismo é errado. Espíritos de quimbanda são livres de correntes como a moralidade cristã, ou a moralidade da umbanda ou dos orixás do candomblé, portanto, é um religião livre de dogmas do senso comum.

Localizado na Zona Norte de São Paulo – SP, o Templo de Quimbanda Malei Caminhos da Noite foi criado com o intuito de desenvolver e consolidar a religião quimbandeira em nosso estado.

Temos como principal objetivo atuarmos de forma correta e crescente, tendo como filosofia a liberdade de ser e querer, sem o julgo das convenções estipuladas pela sociedade, que é tão influenciada pela moral cristã.

A busca da felicidade é legitima e deve ser vivenciada em sua plenitude, por isso, atendemos a todos, independentemente de sua doutrina, de sua fé espiritual, sua posição social, raça ou sua condição sexual.

Observamos que o conceito de certo e errado se altera com a época em que se vive, o que ontem não era certo, como por exemplo sair de um casamento ruim e doloroso, hoje é considerado certo e aceitável. Então, o que é errado para uns, é certo para outros.

Aqui praticamos somente o respeito a sua vontade de ser feliz, ao seu livre arbítrio, sendo assim, não nos importa qual a sua doutrina religiosa ou a falta dela, atendemos a todos de forma igual.

Este templo nasceu da vontade de atuar de forma independente, visando a auxiliar na busca por uma vida plena e feliz, sempre em busca de novos conhecimentos, novas canquistas e novos desafios.

O conhecimento deve ser usado como uma alavanca para um futuro melhor.